segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Novidades na oração do Cenáculo


Algo que alimenta e mantém acessa a chama da nossa espiritualidade é a Oração Comum do Cenáculo. Então, preocupados com isso, estamos fazendo uma verdadeira revitalização no nosso modo de orar, aos domingos.

O horário continua o mesmo, 9h da manhã. Mas, a forma e o local sofreram alterações. O rito da nossa oração está da seguinte forma: iniciamos com momentos que mudam a cada domingo. Pode ser louvor, ângelus, preces, reflexão. Depois aclamamos, lemos e partilhamos o evangelho dominical. Por fim, rezamos um pouco mais.

No segundo momento da oração temos a Partilha de Vida. É um momento novo no qual a cada domingo é escolhido algum irmão ou alguma irmã para partilhar no próximo domingo sobre determinado tema. Pode ser qualquer assunto, aproveitando a vida acadêmica, experiências na igreja e fora dela, fazendo sempre um link com a nossa caminhada.

Nos dois domingos anteriores fizeram a Partilha Lucien e Larissa, respectivamente. Lucien falou da convivência, de como devemos agir com o irmão e Larissa nos mostrou que depende de nós mesmos para o bem acontecer, para cada um de nós e para o próximo.

Outra mudança que ocorre é sobre o local da oração. A partir do próximo domingo, 2/12, a oração acontece na casa de Elane, próximo à casa Santo Agostinho. A decisão foi tomada para favorecer uma maior concentração e evitar a dispersão causada pelo barulho de som alto na rua – coisa que vem acontecendo constantemente no local antigo.

A partir da semana que vem também iremos colocar trechos da oração em pequenos vídeos no Blog do Cenáculo. Não percam. Se você não puder comparecer à oração, reze conosco depois, assistindo no blog.

Se junte a nós nesse recomeço. Este making off acima poderia está muito mais divertido se você estivesse lá. Não perca tempo o Cenáculo espera por você de volta ou pela primeira vez. Vem logo, “a casa é sua, pode entrar”!!!


Fotos: Adilton, Carlos e Larissa (feitas com o celular de Larissa!) Obs: Elane também estava na oração, mas precisou sair mais cedo.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Enfim, um recomeço...

No último domingo, 12/11, fizemos a fraternidade do Cenáculo, no Parque de Pituaçu. Foi muito bom. O pequeno número de participantes contrastou-se com a enorme vontade de fazer a Fraternidade Agostiniana Cenáculo voltar a caminhar, com passos firmes.

Gustavo, Adilton, Marília, Lucien e eu (Carlos) conversamos horas - em frente à lagoa de Pituaçu, presenteados com uma doce brisa que soprava por entre as árvores - sobre os novos rumos do Cenáculo.

Decidimos que a Oração Comum deve voltar urgentemente. Então, no próximo domingo, 18/11, às 9h, na Casa Santo Agostinho, teremos nossa oração com “cara nova”. É que, além do momento de oração – ângelus, meditação, invocação do Espírito Santo, partilha do evangelho e louvor, teremos um momento de formação espiritual-humana.

Durante as 1h30min de oração, dedicaremos 40min para oração e 50 min para a formação. Todos os domingos um integrante da Fraternidade fará a formação. Uma espécie de partilha daquilo que faz na área profissional/acadêmica, linkando com a vida espiritual. O primeiro a dá a formação será Lucien. Não percam!!!

Mudanças – Neste recomeço, o foco da Fraternidade será os novos componentes. Ou seja, reconstruir a Fraternidade com o apoio deles. Eles não serão apenas formados, irão formar a comunidade também.

Dessa forma, suspendemos, por enquanto, as categorias “Companheiros de Emaús” e “Companheiros de Isaac”. Todos nós seremos Fraternidade Cenáculo.

Outra decisão foi que abriremos a Fraternidade para quem quiser participar, anunciando na missa. Falaremos do reinício, da reestruturação da Fraternidade e quem desejar se juntar a nós, será bem vindo.

Para tanto, vamos oferecer como serviço a estas pessoas: a oração comum, aos domingos; dois ministérios de música; uma comunidade paroquial (Santo Agostinho); as fraternidades (lazer), que voltarão a ocorrer mensalmente e serviços artístico-culturais.

Para este último ponto teremos uma novidade que será aprovada ainda por Pe. Cristóforo. Se trata da Noite Especial que ocorrerá no último sábado de cada mês, na praça da Matriz.

A idéia é colocar caixas de som para fora da Igreja, tocar nossas músicas, fazer recitais de versos e poesias, rápidas intervenções teatrais e exposição de várias fotos da fraternidade. Bem simples, mas com o objetivo de mostrar para a paróquia que estamos presentes novamente e para evangelizar os de fora também.

Marília será a produtora de arte. Ela vai cuidar desta Noite Especial com o auxílio dos irmãos(ãs) da Fraternidade que queiram ajudar.


Outra coisa, divulgaremos nosso blog para toda a Igreja.

Galera! Estas são ações que, em curto prazo, acreditamos ser a solução para sairmos da paralisia que nos submetemos, ou melhor, que submetemos à Fraternidade.


Contamos com todos que são ou desejam ser Cenáculo.


Foto: internet.

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Cenáculo em Ilha de Maré


Ascom - Cenáculo

“Eu vim de Ilha de Maré minha Senhora, pra fazer samba na lavagem do Bonfim...”! Este saudoso samba de Maria Angelita de Amorim, moradora da Ilha, interpretado atualmente pela faceira Mariene de Castro, reflete bem a sensação de paz, sossego e naturismo que cerca esta quase bucólica e tranquilíssima ilha da baia de Todos os Santos.

As belezas naturais, a calmaria e o afastamento do caos urbano são as principais riquezas de Ilha de Maré. É neste cenário inspirador que desejamos recomeçar! A fraternidade (lazer) do Cenáculo, marcado para o próximo domingo, 11/11, será neste local.

Nossa maior intenção é que este encontro marque o recomeço, principalmente, da nossa vida fraterna. Revivendo aquelas épocas de intensa proximidade, brincadeiras e alegria por estarmos sempre juntos. Teremos assim forças e ânimo para fortalecermos também a vida de oração (coração da Fraternidade Cenáculo) e nossas missões.


Nos divertiremos muito, cantaremos, rezaremos e acertaremos as pendências que estão causando esta dispersão na nossa Fraternidade Cenáculo.

É certo que algumas coisas estão andando com o esforço de alguns irmãos, mas o geral está há muito num preocupante estado de letargia, de paralisia total. Precisamos mudar este quadro, urgentimente!

Desse modo, aqueles que desejarem que o Cenáculo volte a ser de fato um Cenáculo façamos um esforço para que esta fraternidade do próximo domingo aconteça. Desmarcamos duas fraternidades sucessivamente, nos últimos finais de semana. Desta vez, a coisa precisa acontecer.

Segue abaixo um pequeno Roteiro do passeio (custos, alimentação etc):

Dia: 11/11, domingo
Concentração: 7:30 na praça da Matriz
Transporte: pegaremos dois ônibus, pois não dispomos de uma linha de coletivo direta para a Base Naval (50 minutos, a viagem). Da Base Naval pegaremos um barco que custa R$ 2 para fazermos a travessia até Ilha de Maré (30 minutos*, a travessia).
O custo total (ida e volta) dá R$ 12.
Alimentação: a idéia é que levemos lanche. Salgados (empanada, coxinha etc), bolo, biscoito, sucos de caixinha ou de saco, copo descartável, guardanapo etc.
Se precisarmos de algo mais, lá tem alguns bares e restaurantes.

Então, avise aos irmãos que você encontrar (antigos, novos, os que saíram, quem quer entrar no Cenáculo...), todos que estivem dispostos a recomeçar estão convidados.

Deixe seu comentário no blog do cenáculo confirmando sua presença e avisando o que você vai levar de lanche.

Que Deus esteja conosco, que Maria, mãe do Cenáculo, nos abençoe e que Santo Agostinho interceda por nosso recomeço.

Amém, assim seja!

Foto: Carlos Eduardo Freitas