terça-feira, 13 de novembro de 2007

Enfim, um recomeço...

No último domingo, 12/11, fizemos a fraternidade do Cenáculo, no Parque de Pituaçu. Foi muito bom. O pequeno número de participantes contrastou-se com a enorme vontade de fazer a Fraternidade Agostiniana Cenáculo voltar a caminhar, com passos firmes.

Gustavo, Adilton, Marília, Lucien e eu (Carlos) conversamos horas - em frente à lagoa de Pituaçu, presenteados com uma doce brisa que soprava por entre as árvores - sobre os novos rumos do Cenáculo.

Decidimos que a Oração Comum deve voltar urgentemente. Então, no próximo domingo, 18/11, às 9h, na Casa Santo Agostinho, teremos nossa oração com “cara nova”. É que, além do momento de oração – ângelus, meditação, invocação do Espírito Santo, partilha do evangelho e louvor, teremos um momento de formação espiritual-humana.

Durante as 1h30min de oração, dedicaremos 40min para oração e 50 min para a formação. Todos os domingos um integrante da Fraternidade fará a formação. Uma espécie de partilha daquilo que faz na área profissional/acadêmica, linkando com a vida espiritual. O primeiro a dá a formação será Lucien. Não percam!!!

Mudanças – Neste recomeço, o foco da Fraternidade será os novos componentes. Ou seja, reconstruir a Fraternidade com o apoio deles. Eles não serão apenas formados, irão formar a comunidade também.

Dessa forma, suspendemos, por enquanto, as categorias “Companheiros de Emaús” e “Companheiros de Isaac”. Todos nós seremos Fraternidade Cenáculo.

Outra decisão foi que abriremos a Fraternidade para quem quiser participar, anunciando na missa. Falaremos do reinício, da reestruturação da Fraternidade e quem desejar se juntar a nós, será bem vindo.

Para tanto, vamos oferecer como serviço a estas pessoas: a oração comum, aos domingos; dois ministérios de música; uma comunidade paroquial (Santo Agostinho); as fraternidades (lazer), que voltarão a ocorrer mensalmente e serviços artístico-culturais.

Para este último ponto teremos uma novidade que será aprovada ainda por Pe. Cristóforo. Se trata da Noite Especial que ocorrerá no último sábado de cada mês, na praça da Matriz.

A idéia é colocar caixas de som para fora da Igreja, tocar nossas músicas, fazer recitais de versos e poesias, rápidas intervenções teatrais e exposição de várias fotos da fraternidade. Bem simples, mas com o objetivo de mostrar para a paróquia que estamos presentes novamente e para evangelizar os de fora também.

Marília será a produtora de arte. Ela vai cuidar desta Noite Especial com o auxílio dos irmãos(ãs) da Fraternidade que queiram ajudar.


Outra coisa, divulgaremos nosso blog para toda a Igreja.

Galera! Estas são ações que, em curto prazo, acreditamos ser a solução para sairmos da paralisia que nos submetemos, ou melhor, que submetemos à Fraternidade.


Contamos com todos que são ou desejam ser Cenáculo.


Foto: internet.

Nenhum comentário: